segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Desempenhar uma profissão… é “ser” ou é “fazer”?



Desempenhar uma profissão… é “ser” ou é “fazer”?

O que gostas de fazer? Se não consegues responder a esta questão, pergunta: O que não gostas de fazer?
Em seguida, responde: Porque isto não tem… 
O que responderes na frase anterior levará a que descubras o que gostas de fazer.

Por exemplo:
- O que não gostas de fazer?
- Trabalhar em escritórios
- Porque isto não tem liberdade de ação, criatividade, (é rotineiro)
- Eu gosto de ter liberdade no meu trabalho, trabalhar por desafios, sem rotinas, que exija criatividade

Em vez de perguntar: “Quando fores grande, o que é que queres ser?”, pergunta: “Quando fores grande, o que queres fazer na vida?”
Ser… somos todos os dias, não deixamos de ser. Ter ou fazer… é algo momentâneo, passageiro.

Ser ou ter/fazer?
- O que és? Sou professora ou estou a dar aulas a crianças numa escola?
- E quando te contratarem, o que és? Sou uma professora estagiária ou estou a realizar um estágio?
- E quando te despedirem, o que és? Sou uma professora desempregada ou estou desempregada?
- E quando te reformares, o que és? Sou uma professora reformada ou estou reformada.

O estágio, o desemprego e a reforma serão mais umas etapas na gestão de carreira?

Sem comentários: