sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Cada um é como é


Cada um é como é!
Uma pessoa ser diferente é na maior parte das vezes rotulada como uma pessoa disfuncional, deficiente, estranha, bizarra.
Ser diferente devia ser valorizado pelas outras pessoas, pois pode ser evidência de talentos, dons, qualidades. A diferença torna-nos singulares, especiais, únicos. Marca-nos. Identifica-nos. Carateriza-nos.
Mas a diferença parece assustar mais do que despertar curiosidade. Na maioria dos casos, as pessoas têm medo do desconhecido, associam a diferença a algo negativo.
O medo induz comportamentos cheios de preconceito, negativos, bizarros. Leva a assumir comportamentos diferentes da norma.
E quanto mais medo temos da diferença do outro, mais nos tornamos pessoas diferentes. O feitiço volta-se contra o feiticeiro.
Quanto mais criticamos uma pessoa, sem nos apercebemos, estamos a atrair outras situações nas quais apresentamos os comportamentos criticados anteriormente.
Quanto mais fugimos de uma situação, sem nos darmos conta, estamos a atrair experiências idênticas para aprendermos as lições de vida, das quais teimamos  fugir.
Respeito. Tolerância.
Eu respeito as tuas escolhas.
Eu respeito que queiras ser diferente de mim.
Eu respeito que queiras ser igual a mim.
A escolha é tua. Tens livre arbítrio.
Eu posso não gostar da tua escolha.
Eu posso não concordar com a tua escolha.
Mas vou aceitar a tua escolha.
Mas vou respeitar a tua escolha.
Tal como eu respeito a tua escolha, quero também que respeites a minha opinião, a minha escolha.
Pois nós dois merecemos respeito.

Autoria: Sandra Mendes

Sem comentários: