quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Como lidar com pessoas mimadas


Eu quero porque quero!

Situação:
Lidar com pessoas mimadas pode ser desgastante.
As pessoas mimadas pedem favores e coisas às outras pessoas como se elas tiverem um direito adquirido sobre essas coisas, sem preocupação pelos sentimentos da outra pessoa.
Exigem, exigem, querem receber porque sentem que tem esse direito.
E se a outra pessoa não dá aquilo que querem ou se não dão aquilo de que estão à espera ou se não dão aquilo que vá de encontro com as suas expectativas, as pessoas mimadas fazem birra, choram, lamentam-se, fazem biquinho, batem o pé, esperneiam, imploram, ficam magoados, deixam de falar com a pessoa que não lhe deu aquilo que queriam ou fazem-se de vítimas.

Solução:
Temos que impor limites. Saber dizer "não". Não ceder a chantagens emocionais.
Se a pessoa mimada tentar fazer mal a si própria, chame um médico ou peça ajuda profissional. Caso contrário, não se sinta culpada pelo comportamento da pessoa mimada. Deixe-a viver as consequências dos seus comportamentos manipuladores, mesmo que isso faça sofrer a pessoa mimada.
Não tenha medo de ser rejeitada. Tolere a rejeição, mostre-lhe que a pessoa mimada não a pode controlar com reclamações e choros.
Sentir-se excessivamente mal e perturbado por causa dos problemas dos outros é neurótico.
Importarmos-nos com as outras pessoas, sentirmos por elas, mostrarmos compaixão. Entretanto, isso não significa que precisamos sofrer junto com elas e no mesmo grau de intensidade. Não ajudamos as pessoas quando ficamos perturbados a ponto de também estarmos em um estágio de confusão emocional. Se sente muita pena dessa pessoa ou sofre junto com ela, vai recuar e, então, perpetuar o mesmo comportamento imaturo que ela teve a vida inteira. Quando controlar a sua culpa, a sua  pena pelos outros e o medo de ser rejeitado, então poderá ser realmente uma pessoa amorosa com as pessoas mimadas.
As pessoas mimadas precisam de ajuda e de alguém com a cabeça no lugar, não de alguém que ceda aos seus caprichos e loucuras porque foi exatamente assim que essas pessoas ficaram do jeito que são.

Nunca se esqueça que recebemos o comportamento que toleramos.

Fonte: Texto inspirado em textos da internet

Sem comentários: