sábado, 9 de abril de 2016

Quando criamos expetativas desajustadas da realidade?



Expetativa é esperar a ocorrência de algo.

Para haver uma expetativa, regra geral, tem de haver algo que a sustente. Senão é uma esperança irracional ou uma crença baseada em fé.

A expetativa costuma estar associada à possibilidade de algo que venha a ocorrer, podendo ser uma suposição mais ou menos realista. Ocorre em situações de incerteza, isto é, quando ainda não está confirmado do que irá acontecer.
Se a expetativa não se cumprir, poderemos ter uma desilusão.
Se a realidade superar as nossas expetativas, somos surpreendidos e poderemos sentir alegria pelos resultados.

Criar expetativas...

Quando esperamos algo de alguém, atribuímos aos outros o poder de estes resolverem os nossos problemas. Quando as coisas não correm como esperamos, sentimos-nos vítimas dos outros. Mas se as coisas correm bem, achamos que foi um golpe de sorte. O foco está sempre nos outros, no exterior de nós próprios, em vez de estar em nós próprios, no nosso poder interno. 

Não esperar, não ter expetativas, não tentar controlar os resultados, é a melhor atitude para se viver. É fluir com a vida, como uma folha de uma árvore bóia na água do rio e segue em direção ao mar. Vive o caminho, experiência cada momento, mas não se prende ao destino, aos resultados. O melhor está no caminho e não na chegada.

"O pior dos cegos é aquele que não quer ver."

Autoria do texto: Sandra Mendes

Sem comentários: