segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Sabe a força que tem?


  
Já foi ao circo? Viu o elefante depois do espetáculo? O que prende o elefante?

O elefante é preso por uma pequena corda amarrada a uma pequena estaca espetada no chão.

Por favor, agora explique-me um elefante pesa várias toneladas, é capaz de arrastar um caminhão, pode ser o animal mais poderoso sobre a face da terra, e como é que ele não arrebenta com esta pequena corda? Porque ele não foge?

– Então o dono do circo explica:

Quando o elefante era ainda um filhote pequeno, sem muita força, veio o domador de elefantes e prendeu-o com uma corrente pesada a uma estaca sólida presa na terra, e toda vez que o pequeno filhote tentou ir um pouco mais longe, o que ele aprendeu?

Aprendeu os limites da corda, aprendeu o que ele pode alcançar e o que ele não pode alcançar. Isto é possível para mim e isto é impossível.

Pare e pense um minuto, como se sente quando tenta alguma coisa e não consegue?

O sentimento de fracasso, dor, desespero... Assim para evitar o sentimento de dor, o filhote aos poucos simplesmente parou de tentar ultrapassar o limite da corda.

Passaram dias, semanas, meses, anos e o pequeno filhote foi crescendo e transformou-se num gigantesco e poderoso elefante, preso a uma pequena corda.

Um jovem observava aquela pequena corda que segurava o elefante, aproximou-se do domador que tratava o animal e expôs a sua curiosidade.

– Amigo! Esta pequena corda não vai segurar o elefante se ele resolver escapar. Pode ser perigoso, um animal deste tamanho solto pelas ruas da nossa cidade.

O domador respondeu calmamente olhando para o jovem curioso.

– Ele nunca vai escapar!

O jovem insistiu.

- Mas como tem tanta certeza que ele nunca tentará escapar? É um espaço pequeno e esta fina corda não vai segurá-lo se ele revolver conhecer a cidade.

O domador esclareceu olhando dentro dos olhos do rapaz.

– Ele não sabe a força que tem!

Não satisfeito, o rapaz questionou aquele homem que parecia ser imune da preocupação.

– Mas ele poderia tentar e logo saberia que é muito mais forte do que esta corda que o prende.

Continuando a tratar o elefante, o domador respondeu ao rapaz curioso.

– Para ele saber que ele pode, teria que ser treinado desde pequeno. Agora já é adulto e segue as ordens tal como aprendeu durante a vida.

O rapaz sorriu com um olhar sarcástico.

– Há, mas se ele tentasse, você estaria em apuros.

O domador devolveu o sorriso com o mesmo sarcasmo que foi interrompido.

– Meu jovem, quantas pessoas você conhece que seguem ordens todos os dias e nunca fizeram nada diferente do que foram treinados? Que nunca tentaram escapar? O elefante é como uma pessoa. Amarrado a uma corrente desde pequeno, ele vai tentar escapar daquele espaço querendo descobrir novas coisas. Com o tempo vai acreditar que nunca conseguirá e assim podemos amarrá-lo, domá-lo e usá-lo para o que quisermos. Com uma pequena corda ou até com um cordel podemos segurá-lo. Enquanto estiver alimentado na sua zona de conforto, neste pequeno espaço, ele nunca tentará nada diferente.

Fonte: História retirada da internet


Às vezes, o mesmo acontece connosco! Vivemos crendo que “não podemos” um monte de coisas, simplesmente porque, em algum momento da nossa vida, tentamos e não conseguimos. Fazemos, então, como o elefante: gravamos na nossa memória: “Eu não posso”, “Eu não consigo”.


Precisamos romper com os pensamentos que nos limitam, e “romper a corda” que nos impede ganharmos o mundo, afinal NÓS SOMOS O QUE PENSAMOS.

Sem comentários: