domingo, 6 de setembro de 2015

Qual é a tua perspetiva?


A crise das migrações...

É um assunto que está na ordem do dia.

No outro dia falava com uns amigos sobre como nos devemos adaptar quando visitamos um país que tem culturas, hábitos e costumes diferentes dos nossos. 

Por exemplo, uma mulher oriunda de um país europeu que visita um país islâmico, apesar de não ser obrigada a usar o traje típico do país, por respeito ao local que visita, deve cobrir a sua cabeça com um véu, vestir roupa larga, discreta e que cubra o corpo na sua maioria.

Agora pensemos ao contrário, se uma mulher oriunda de um país islâmico que usa habitualmente burqa ao visitar um país europeu, por respeito, não deveria usar burqa, mas sim cobrir a sua cabeça com um véu, vestir roupa larga, discreta e que cobrisse o corpo na sua maioria?

Será que é assim na prática? Será que existe tolerância entre povos? Será que existe respeito por nós próprios, pelos nossos costumes e ao mesmo tempo, existe respeito pelos outros e pelos seus costumes? Será que impor regras de vestuário não anula a nossa identidade, não máscara os nossos valores, não será um sinal de falta de respeito?

Em 2010, a França proibiu o uso de burqa.

Quando imigramos para um país com costumes diferentes dos nossos, habitualmente como forma de integração devíamos assimilar, integrar os costumes dos país de acolhimento, nos costumes dos nosso país de origem, e talvez transformando-os em novos costumes. Afinal, as pessoas imigrantes são um pouco do seu país de origem, mas também não serão um pouco do país de acolhimento?

Mas o que me parece, é que as pessoas imigrantes continuam a ser quem foram no seu país de origem, a praticar os costumes que tinham no país de origem. Primeiro por uma questão de identidade e segundo por uma questão de não terem de sair da sua zona de conforto.

Na tua opinião, qual deveria ser a prática?

Autoria: Sandra Mendes


Termino citando:

"Renuncio a qualquer juízo, ideia pré-concebida ou expetativa relativamente a outros seres, sabendo que estes se encontram no seu perfeito lugar e evolução. Transmito-lhes Amor e encorajamento e limito-me a oferecer-lhes informações quando as pedirem, tendo o cuidado de lembrar-lhes que a minha verdade pode não ser a deles."

10º decreto dos 10 Decretos de Arcanjo Miguel. Fonte: Dala Blog


Sem comentários: