segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Que futuro teremos?


Nos últimos tempos temos assistido a uma avalanche de migração de pessoas oriundas de África para a Europa. A Europa enfrenta o aumento da população ativa, nomeadamente pessoas com hábitos e culturas diferentes, com escolaridade que terá de ser ajustada às necessidades do país de residência.

Simultaneamente, a Europa enfrenta outros grandes desafios que dificilmente tem conseguido resolver satisfatoriamente: a crise, a recessão económica, o aumento do desemprego, o aumento da instabilidade laboral, o aumento da criminalidade, a desertificação da zona rural, o aumento da população idosa, a diminuição da natalidade, a falência da segurança social portuguesa, a queda e descredibilização das hierarquias e autoridades, a crise de valores. E muito mais...

Por tudo isto, isto merece uma reflexão cuidada.

Como a Europa vai articular a questão da "migração" com as outras questões existentes?

Como será Portugal daqui a 10 anos, daqui a 20 anos?

Se a natalidade continuar a diminuir, possivelmente será necessário:
- encerrar mais escolas;
- os produtos (roupa de bebé) e serviços relacionados com as crianças e os jovens (infantários, ATL, centros de explicações) serão mais reduzidos mas possivelmente mais caros.

Se a população idosa continuar a aumentar, possivelmente será necessário:
- mais lares e residências de idosas, serviços de saúde (hospitais, termas, tratamentos médicos);
- mais serviços de lazer e turismo para esta população (excursões, bailes, eventos, procissões, jantares de convívio);
- mais produtos e serviços para prolongar a longevidade e garantir a qualidade de vida (suplementos de cálcio, alimentação saudável, exercício físico, residir próximo dos serviços de saúde);
- mais serviços de carreira para a 2ª metade da vida (orientação vocacional, flexibilidade do trabalho, trabalho em part-time).

Se a população ativa continuar a aumentar nomeadamente com o aumento de pessoas emigrantes, possivelmente será necessário:
- aumentar as ferramentas de acolhimento e de integração (cursos de língua portuguesa, centros de apoio aos emigrantes, tradutores, políticas e programas de apoio aos emigrantes);
- aumentar o número de empregos;
- aumentar o número de pessoas de segurança pública.

Por outro lado, existem outros indicadores animadores em Portugal: o aumento do número associado ao Turismo (número de turistas que visitam Portugal, etc.), o aumento das exportações dos produtos portugueses (vinho, calçado).

Artigo por concluir. Autoria de Sandra Mendes

Sem comentários: