terça-feira, 18 de agosto de 2015

Qual é a melhor perspetiva para ti?

Resultado de imagem para médico

Uma profissão deve ter as tarefas muito bem definidas ou uma profissão deve estar aberta a aceitar outras tarefas que são habitualmente típicas de outras profissões?

Por exemplo, é esperado que um médico desempenhe as seguintes tarefas: atender doentes, prescrever receitas médicas, fazer cirurgias, analisar exames médicos, realizar pequenas intervenções médicas e cirúrgicas. Mas será esperado que este médico limpe o consultório médico, sirva cafés aos doentes, atender o telefone do consultório para fazer as marcações das suas próprias consultas, levar o correio entre hospitais, etc?

Outro exemplo, é esperado que um rececionista de hotel faça as seguintes tarefas: receber os clientes na entrada do hotel, fazer check-in, fazer o check-out. Mas será esperado que o rececionista faça a limpeza dos quartos, sirva os pequenos almoços, sirva no bar do hotel, vá comprar pão?

É verdade que em empresas pequenas, como existem poucos colaboradores, estes têm de ser flexíveis para fazer um pouco de todas profissões, trabalhos necessários à continuidade da empresa. Enquanto nas empresas grandes, como existem mais colaboradores, é exigido que cada um tenha o seu papel bem definido e que não colida com o colega do lado.

Cada situação tem vantagens e desvantagens e vai depender de pessoa para pessoa e dos seus próprios valores e objetivos de carreira.

Qual é a melhor perspetiva para ti?

Autoria: Sandra Mendes

Sem comentários: