sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem!*


Todos os dias o Mullah Nasrudin ia até ao mercado público. As pessoas adoravam vê-lo fazendo o papel de tolo, com o seguinte truque: mostravam duas moedas, uma valendo dez vezes mais que a outra. Nasrudin coçava a cabeça e depois de um tempo, escolhia sempre a de menor valor.
A história correu pelos arredores. Dia após dia, grupos de homens e mulheres mostravam as duas moedas e todos da pequena multidão em volta riam e faziam graçolas. Nasrudin sempre ficava com a de menor valor.
Um dia, um senhor generoso, cansado de ver Nasrudin sendo ridicularizado daquela maneira, chamou-o a um canto da praça, e disse:
— Sempre que lhe oferecerem duas moedas, escolha a de maior valor, que é sempre a de maior tamanho. Assim terá mais dinheiro e não será considerado idiota pelos outros.
Nasrudin lhe respondeu:
— O senhor parece ter razão, mas se eu escolher a moeda maior, as pessoas vão deixar de me oferecer dinheiro, para provar que sou mais idiota que elas. O senhor não faz idéia de quanto dinheiro já ganhei, aproveitando-me deste truque. E acrescentou:
— Não há nada de errado em se passar por tolo, se na verdade o que você está fazendo é inteligente.

Fonte: “O Tolo que era Sábio”, conto de Nasrudin disseminadas pela tradição Sufi.

* Provérbio oriental

Sem comentários: