terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Psicólogo Social e das Organizações e o Coaching



O que é que um psicólogo da área Social e das Organizações faz numa instituição?
Uma das intervenções do psicólogo organizacional é trabalhar para a promoção e desenvolvimento das competências dos Colaboradores de uma dada Organização, adequando os seus perfis e capacidades às áreas de trabalho. É importante identificar o perfil necessário para uma determinada função, o grau de comprometimento do colaborador aos objectivos propostos e a aproximação, através de estratégias de comunicação, entre o colaborador e o produto/serviço final que a instituição produz/promove.
Outra intervenção característica do psicólogo das organizações é a formação que prepara para os colaboradores, no sentido de estimular a sua motivação e transmitir conhecimentos que promovam a melhoria do seu desempenho, promovendo a satisfação no trabalho, abrindo um campo de confiança entre o colaborador e a instituição, complementando as áreas, humanizando as estruturas. Este trabalho pode ser feito com acções de formação específicas e/ou workshops temáticos.
Outra tarefa inerente ao psicólogo organizacional é a prevenção de situações de stress em equipa, nomeadamente quando há perspectivas de fusão de empresas ou alterações drásticas em quadros superiores. Esta prevenção pode ser efectuada através da implementação de medidas facilitadoras entre a instituição e o colaborador, tais como: estratégias de comunicação, elaboração de procedimentos explícitos e promoção de um espaço onde o funcionário possa falar abertamente das suas preocupações, enquanto profissional.


Qual a importância de um psicólogo da área Social e das Organizações na sociedade?
Os psicólogos da área Social e das Organizações têm um impacto muito importante na sociedade portuguesa. São os responsáveis pela investigação e aferição de instrumentos que permitem dinamizar e promover o bom funcionamento interno de instituições, desenvolvem estratégias específicas em termos de adaptabilidade de produtos e serviços à população, com modelos específicos de intervenção, promovem a adaptação à mudança, implementam programas que promovem o bem-estar dos funcionários, focando os objectivos sem esquecer o factor humano, atentam às necessidades do individuo enquanto colaborador de uma tarefa, sensibilizam para a necessidade de legislar em função das suas competências, nomeadamente a nível de processos de selecção, da melhoria das condições de trabalho, orientados para a obtenção de resultados.


O psicólogo organizacional faz Coaching?
O psicólogo organizacional pode fazer Coaching (treino) se tiver recebido formação específica para esse efeito. Não é obrigatório que um Coach seja Psicólogo nem é obrigatório que todos os psicólogos organizacionais façam coaching.
O Coaching é um processo estruturado de desenvolvimento de competências a vários níveis: profissional, pessoal, familiar ou social. Os objectivos são estabelecidos em função das necessidades e objectivos do cliente, levando sempre em consideração as suas valências e características.
As principais áreas de intervenção são: a melhoria do desempenho/produtividade individual, desenvolvimento de competências de liderança ou preparação de sucessão de um líder, aperfeiçoamento do nível das competências individuais de trabalho, fortalecimento do compromisso com a instituição onde trabalha. A investigação aponta, como consequência deste programa de desenvolvimento de competências, a melhoria da auto-estima e auto-confiança dos clientes, a melhoria das relações interpessoais e das relações intrapessoais, a melhoria das competências comunicacionais, a melhoria do rendimento laboral e o incremento do equilíbrio entre o trabalho e a família. Os resultados, dentro de uma instituição, podem traduzir-se em: melhoria do trabalho de equipa, satisfação dos colaboradores, melhoria da qualidade dos serviços prestados, retenção de melhores trabalhadores, satisfação dos clientes, maior produtividade e maior diversidade.

Fonte: Texto extraído do site da Ordem dos Psicólogos Portugueses

Sem comentários: