terça-feira, 23 de agosto de 2011

Autoconhecimento: a tua mais importante viagem




A mais importante viagem que já alguma vez realizaste é certamente a viagem ao centro de ti próprio, a viagem onde lentamente te redescobres, levando a que aos poucos te convertas em alguém mais verdadeiro, maior.
Será nesta viagem que aprenderás a amar-te e a aceitar todas as tuas características; será nesta viagem que aprenderás a mudar as atitudes e comportamentos que aches que já não são indicados para ti, ao mesmo tempo que descobrirás como é maravilhoso olhar em volta e ver que afinal estamos rodeados de pessoas, de amigos que desejam conhecer-nos profundamente.
Ou seja, lentamente, vais aprender a dar um rumo novo e mais certo à tua vida, à tua pessoa, sentindo sempre o amor e a ajuda daquele que mais te admira — Deus.
Contudo, importa salientar que a forma como toda esta caminhada se inicia e desenrola depende só de ti.

Talentos
Faz uma pequena lista de tudo aquilo que pensas ser capaz de fazer com habilidade. Quais serão as que verdadeiramente utilizas? Quais as que poderias aproveitar?

Viver profundamente
Pensa em tudo aquilo que gostarias que os outros recordassem de ti, depois de teres falecido. Agora decide aquilo que deves fazer, para que os teus desejos se tornem realidade.

Objectivos
Se te sentires obstinado pela ideia de que “deves” fazer ou conseguir algo, procura aprofundar o que se passa. Será que estás a ser verdadeiro contigo próprio? Ou será que estás unicamente a desejar ter algo só porque os outros também têm?

Desejos
Os desejos não se tornam realidade unicamente com um golpe de magia. Os desejos são uma criação tua e nascem dentro de ti. Procura planear a tua vida e imaginar qual a melhor forma para conseguires tudo aquilo que desejas. Planear com antecedência, tornará o desejo mais fácil de realizar.

Aquilo que conseguiste
Recorda todas aquelas coisas que conseguiste alcançar na tua vida, o amor que deste aos outros.

Plenitude
Nenhuma outra pessoa te pode fazer sentir tão realizado como tu mesmo. Essa plenitude nasce da paz e da integridade dos sentimentos, crenças, valores e atitudes que existem em ti. Pensa como poderás melhorar ainda mais a forma como todos eles se relacionam e se interajudam para que possas alcançar a plenitude.

Fonte: “Descobre-te a ti mesmo – Pequeno diário para o autoconhecimento”, de Lisa Engelhardt, Paulinas, 2002.

Sem comentários: