terça-feira, 12 de julho de 2011

Precisas de um Carpinteiro?



Conta-se que, certa vez, dois irmãos que moravam em herdades vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito.
Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado, repartindo as ferramentas e cuidando um do outro. Durante anos, eles percorreram uma estrada estreita e muito comprida, que seguia ao longo do rio para, ao final de cada dia, poderem atravessá-lo e desfrutar a companhia do outro irmão. Apesar do cansaço, faziam a caminhada com prazer, pois amavam-se. Mas agora tudo havia mudado. O que começara com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à porta. Ao abri-la notou um homem com uma caixa de ferramentas de carpinteiro na mão.
“Estou à procura de trabalho” — disse ele. “Talvez tenha algum trabalho que eu possa executar.”
“Sim!” — disse o dono da herdade — “Claro que tenho trabalho para si. Vê aquela herdade além do riacho. É do meu vizinho. Na realidade, do meu irmão mais novo. Nós discutimos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira perto do palheiro? Quero que construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que eu não precise mais vê-lo.”
“Acho que entendo a situação” — disse o carpinteiro. “Mostre-me onde estão a pá e os pregos que certamente farei um trabalho que lhe deixará satisfeito.”
Como precisava ir à cidade, o irmão mais velho ajudou o carpinteiro a encontrar o material e partiu. O homem trabalhou arduamente durante todo aquele dia medindo, cortando e pregando. Quando terminou a obra já tinha anoitecido.
O dono da herdade chegou da viagem e os seus olhos não podiam acreditar no que viam. Não havia qualquer cerca! Em vez da cerca havia uma ponte que ligava as duas margens do riacho. Era realmente um belo trabalho, mas o dono da herdade ficou enfurecido e disse: “Foi muito atrevido em construir essa ponte após tudo que lhe contei.”
No entanto, as surpresas não haviam terminado. Ao olhar novamente para a ponte, viu o seu irmão mais novo a aproximar-se da outra margem, correndo com os braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio. Mas, de repente, num só impulso, correu na direção do outro e abraçaram-se chorando no meio da ponte.
O carpinteiro estava de partida com a sua caixa de ferramentas quando o irmão que o contratou pediu-lhe emocionado: “Espere! Fique connosco mais alguns dias.” E o carpinteiro respondeu: “Eu adoraria ficar, mas, infelizmente, tenho muitas outras pontes para construir.”
E tu, estás a precisar de um carpinteiro, ou és capaz de construir a tua própria ponte para te aproximares daqueles com os quais rompeste contato?
Há uma razão muito especial para elas fazerem parte do teu círculo de relacionamentos. Por isso, não te isoles construindo cercas que separam e só trazem infelicidade a ti e às outras pessoas. Constroi pontes e aproxima-te daqueles que estás mais afastados. E se a ponte da relação está um pouco frágil por causa dos ventos da discórdia, fortalece-a com os laços do entendimento e da verdadeira amizade.
"Gratidão com amor não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece".

- Autor Desconhecido -



"Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar, para atravessar o rio da vida — ninguém, excepto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem números, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio; mas isso te custaria a tua própria pessoa; tu te hipotecarias e te perderias..."

Sem comentários: