quarta-feira, 1 de junho de 2011

Desemprego: No trilho da auto-descoberta do potencial humano





Ano de 2011, será que vivemos em Crise?
Parece que a crise chegou e veio para durar. A instabilidade nos mercados financeiros, a fragilidade do tecido económico e a globalização dos mercados deram lugar à incerteza e à imprevisibilidade, gerando receio, desconfiança e contracção no investimento por parte das Empresas.
No meio académico e empresarial, nunca se falou tanto em “talentos”, isto é, em pessoas que apresentam resultados profissionais extraordinários, porque usam os seus dons, competências melhor desenvolvidas no exercício da sua profissão. Interessa às organizações captarem, desenvolverem e reterem estes talentos, pois são vistos como o único elemento existente numa empresa que não pode ser replicado pela concorrência, e que quando bem gerido traz vantagens competitivas e diferenciadoras.
Mas então porque é que, um pouco por todo globo, a taxa de desemprego está a crescer? Será que as Empresas acreditam numa coisa e fazem outra? Será que estas não as podem reter porque não têm recursos económicos? E as pessoas que ficam desempregadas, qual é a visão que têm desta situação? Porque os desempregados insistem em se encaixar nas ofertas de emprego existentes?
Seria interessante e importante reflectir sobre todas estas questões. Certamente que iríamos compreender o que está a passar um pouco por todo o mundo, bem como descobrir o que estas circunstâncias nos estão a exigir enquanto seres humanos e por fim, cada um de nós encontrar a melhor solução para si próprio.
Mas vamos nos centrar em responder apenas à primeira pergunta.
“Imagina que ninguém se encaixa nas vagas que existem actualmente. Que as pessoas conseguem encontrar dentro de si próprias a sua luz, que brilha tanto que não as deixa encaixar em nenhum emprego. Essas pessoas trazem novos formatos para o vosso sistema profissional de troca de experiências. Cada pessoa tem uma ideia que faz avançar as consciências. Cada pessoa põe essa ideia em prática, faz a sua própria experiência na matéria a nível profissional. O que acontece com essa pessoa? Antes de mais, encontra a felicidade porque, ao encontrar a sua própria luz, na sua busca profissional, encontra o seu verdadeiro «eu». Depois, essa mesma pessoa desenvolve e aplica a sua missão, pois consegue aceder ao seu projecto de vida. Mais tarde, abre possibilidades para outras pessoas participarem desse projecto e, por sua vez, também, cumprirem o seu desígnio.” (texto extraído do livro “Este Jesus Cristo que Vos Fala – Livro 2 - A Lógica do Céu e a Lógica da Terra”, de Alexandra Solnado)
Existem cada vez mais pessoas desempregadas, para estas interiorizarem, reflectirem, auto-conhecerem-se, tomarem consciência acerca das suas capacidades, potencialidades, talentos, e para se responsabilizarem na criação de um novo rumo profissional, mais adequado à sua própria pessoa e consequentemente permitir que outras pessoas possam participar nesses novos projectos e cumprirem o seu papel nesta vida, a sua missão.
Ano de 2011, será que vivemos em Crise? Será mesmo que vivemos em Crise?
A palavra Crise[1], em chinês, tem dois significados: perigo e oportunidade. E és tu que escolhes se vais considerá-la como perigo ou oportunidade. Quando ouvires falar em crise, risca a letra S desta palavra. Assim: CRI$E. Agora coloca o S no fim da palavra. O que fica? CRIE$. Exactamente! CRIE emprego, sucesso, prosperidade. CRIE o seu próprio emprego. Muda de Vida. Do que estás à espera para começar hoje mesmo?



[1] Exemplo retirado do livro: “O Sucesso não Ocorre por Acaso”, Dr. Lair Ribeiro.


Sem comentários: